quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Google lança site especial para mostrar seus data centers Máquina permite o desenvolvimento simples, rápido e barato de novos produtos Sempre que você escreve uma nova mensagem no Gmail ou publica um vídeo no YouTube, os servidores do Google precisam armazenar estas informações e, claro, garantir a segurança e a privacidade delas. Quem já se perguntou onde ficam todos esses dados pode descobrir agora, em uma visita virtual pelos data centers do Google divulgado ontem pela empresa. O site especial reúne galerias de fotos, um vídeo explicativo e ainda um passeio via Street View. Para a produção do material, a empresa contratou a fotógrafa Connie Zhou, especialista em imagens de arquitetura.
As cores vivas facilitam a identificação das funções de cada tubulação. A rosa-choque transporta a água da fileira de refrigeradores (as unidades verdes à esquerda) para uma torre de refrigeração externa.
Assim como as tubulações, os cabos coloridos ajudam a identificar a função de cada um deles.
O superaquecimento de uma CPU é verificado por uma funcionária do Google.
Os LEDs azuis servem para indicar se os servidores estão funcionando corretamente.
Por trás do corredor de servidores, ventiladores canalizam o ar quente antes que ele seja distribuído novamente.
Na cidade de Council Bluffs, o data center tem mais de 10 mil metros quadrados.

4 comentários:

  1. Interessante a postagem Jones. É necessário um enorme data center para armazenar tantos gigabytes de cada conta dos inúmeros serviços dos usuários. Entendi também que quando a Google está fora do ar, os leds ficam vermelhos, igual a de um certo time que é fora do ar por aí!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom. Mas faltou a referência... kkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. É realmente não temos noção da imensidão de conteúdos que a Google tem em suas diversas ferramentas, que se considerarmos, email, G+, youtube, blogs e o já em desuso orkut...
    Tantas fotos, postagens, videos, textos e arquivos anexos...
    Muito surpreende é eles divulgarem-nos...

    ResponderExcluir